API: o que é e qual a influência nas suas vendas?

API: o que é e qual a influência nas suas vendas?

O universo dos pagamentos é muito amplo e estar atento a todas as ferramentas que podem se tornar suas aliadas na busca dos melhores resultados é um diferencial competitivo.

 

Após essa introdução, repetimos a você as perguntas feitas no título desse artigo: o que é uma API de pagamentos e qual a sua influência nas vendas de um negócio?

 

Se você quer saber as respostas e ainda descobrir como implementar APIs no seu negócio, continue aqui e confira a seguir os tópicos que você verá:

 

I – Qual o significado de API?

II – Para que serve a API de pagamentos?

III – Benefícios de APIs de pagamentos

IV – Recorrência e API de pagamentos combinam?

V – Simplifique a integração de APIs no seu negócio

I – Qual o significado de API?

Nosso foco aqui são as APIs de pagamentos, mas antes de entrar em seus detalhes é preciso contextualizar do que se trata uma API pura.

 

A sigla API vem do inglês e significa Application Programing Interface, que nada mais é do que o processo e normas utilizadas quando é preciso integrar mais de um programa. Em outras palavras, é aquilo que garante que dois ou mais programas “se conversem” satisfatoriamente.

 

Quer um exemplo? O que é necessário para que o WhatsApp possa acessar a câmera do seu celular para enviar fotos e vídeos, mesmo ele não sendo um aplicativo nativo do aparelho? É preciso uma integração entre o sistema do seu celular e o programa instalado, ou seja, é necessária uma API.

II – Para que serve a API de pagamentos?

Tendo explicado o conceito de API, vamos esclarecer como ele se aplica em pagamentos. Basicamente, APIs de pagamentos são as regras de integração estabelecidas entre uma plataforma de loja virtual (e-commerce) e o intermediador – que por sua vez é o vínculo que liga sua loja e seus clientes.

 

Essencial, certo? Afinal, você tem um grande trabalho para desenvolver seu produto ou serviço, divulgar para o público e fazer com que ele chegue ao ambiente da sua loja virtual para realizar uma compra.

 

Logo, é preciso uma integração completa, rápida e simplificada para que você aceite todos os métodos de pagamento, consiga concluir a venda e garanta a melhor experiência ao usuário.

III – Benefícios de APIs de pagamentos

Além de toda a integração necessária que já citamos e que é atendida pelas APIs, é importante destacar mais alguns benefícios principais que elas trazem.

 

AUTOMATIZE: As vendas do seu e-commerce podem já ter um volume razoável e, se não têm, trabalhamos para que isso ocorra. Sendo assim, quanto mais vendas, mais necessária é a automação do processo de integração, sem depender de uma ação humana – tudo de maneira rápida, digital e automática.

 

FACILITE: É verdade que o processo de integração de APIs requer conhecimentos de programação, mas quando você conta com um parceiro que domina o assunto, essa tarefa passa a ser prática e simplificada.

 

POUPE TEMPO E RECURSOS: Seu dia a dia de empreendedor é corrido e cheio de tarefas que fazem com que você não queira se preocupar com a implementação e manutenção de APIs da sua loja virtual. E contando com o acompanhamento certo, você economiza tempo, dinheiro e recursos nesse processo.

IV – Recorrência e API de pagamentos combinam?

Vender com o uso da recorrência é uma prática que pode acelerar o seu volume de vendas e faturamento. Clicando aqui você tem acesso a uma verdadeira aula sobre pagamentos recorrentes.


Neste momento, te indagamos: os pagamentos recorrentes e APIs combinam? Uma vez que a recorrência se aplica a lojas virtuais e pode te ajudar nessa ampliação de vendas no ambiente digital, tem tudo a ver associar APIs simplificadas aos seus pagamentos recorrentes – ainda mais se você contar com um parceiro que é especialista em ambas as soluções e oferece a você o acesso a elas, como é o caso da Pagolivre.


Logo, recorrência e API de pagamentos combinam e combinam muito!

V – Simplifique a integração de APIs no seu negócio

Com a Pagolivre, além de associar APIs de pagamentos com recorrência, você também conta com diferenciais que agregam ainda mais ao seu negócio no que diz respeito à facilidade e segurança.

 

Nossas APIs utilizam o padrão RESTful, que traz o que há de mais simples e rápido na hora de fazer o meio de campo da integração da sua loja com o intermediador.

 

Além disso, também contamos com interface simplificada e o padrão de segurança OAuth, que usa 3 canais no processo de autenticação da sua API – SMS, WhatsApp e e-mail. É muito mais tranquilidade para você fazer essa integração do jeito certo.

 

E já que a palavra de ordem é integração, já pensou em, além de APIs de pagamentos, integrar ao seu negócio as soluções em pagamento recorrente, marketing digital e gestão financeira da Pagolivre?

 

Somos especialistas no assunto e estamos prontos para auxiliar você e seu negócio a crescerem. Confira mais do que te espera ao se tornar um parceiro Pagolivre:

 

  • Pagamento recorrente e cobrança multifuncional – crédito recorrente, convencional ou boleto recorrente;
  • Marketing digital – confecção de landing pages, criação de campanhas, Indique Digital e Indique QR Code (programas de indicação que ocorrem no ato de venda ou por meio de QR Code);
  • Antecipação de recebíveis nas modalidades de crédito recorrente e convencional;
  • Controle de inadimplência – régua de impactos que auxilia o processo de cobranças por meio de e-mail, SMS, contato telefônico e repetidas tentativas de débito;
  • Simplifique a conciliação de vendas com o APP Pagolivre, com o qual você visualiza suas vendas totais, cobrança de taxas, valor líquido a receber, entre outros;
  • Chargeback com equipe especializada no processo de defesa de contestações de compra;
  • Gateway de pagamentos – interface que viabiliza a transmissão de dados entre clientes, comerciantes e bancos durante pagamentos de loja virtual;
  • Maquininha física para uso no ponto de venda;
  • Links de pagamento via WhatsApp, SMS, QR Code e PDF;
  • Central de Suporte e Atendimento via telefone ou WhatsApp – 7 dias/semana;
  • Integração de informações centralizada no Portal Pagolivre – vendas, transações, parcelas, inadimplência, lançamentos, relatórios e muito mais.

Saiba mais sobre nossas soluções:

Pagamentos | Marketing | Serviços | Financeiro

 

Ficou com dúvidas ou quer saber mais sobre as soluções? Fale conosco e solicite um contato direto do nosso time de especialistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *