Chargeback: entenda o que é e como aplicá-lo

Chargeback: entenda o que é e como aplicá-lo

O cenário ideal para um empreendedor é aquele em que ele consegue gerir o seu negócio, tanto operacional quanto financeiramente, vendendo para clientes que compram com recorrência sem interrupções no processo de pagamento. Em outras palavras, estamos falando da temida inadimplência.

 

Mas, como provavelmente você que nos lê deve saber, evitá-la pode não ser uma tarefa tão fácil.

 

Será mesmo? A resposta para isso podemos voltar a falar mais pra frente, mas agora é hora de falar de uma realidade que muitos empreendedores passam e que é o extremo oposto do cenário ideal que falamos no início: contestações de uma cobrança no cartão de crédito do seu cliente.

 

E é com esse cenário antônimo que chegamos à explicação sobre chargeback, que nada mais é do que o processo estabelecido quando uma venda feita no cartão de crédito é contestada por um cliente, além de toda a burocracia envolvida nisso.

 

Veja o que você vai encontrar na sequência:

I – Por que ocorre o chargeback?

II – Como evitar o chargeback?

III – Livre-se da burocracia

IV – Chargeback, recorrência e taxa 0,99%

I – Por que ocorre o chargeback?

Um dos motivos mais prováveis para o início de um processo de chargeback é o não reconhecimento da compra por parte do cliente por conta do nome que aparece na fatura. Esses nomes, na maioria das vezes têm caracteres limitados ou trazem a razão social como título, podendo divergir do nome da sua marca.

 

Spoiler: na Pagolivre, temos o cuidado para que o nome apareça com clareza, da seguinte maneira: PAG x Nome da empresa x numeração da parcela.

 

Indo mais além, uma resolução positiva em casos de chargeback é o que garante mais saúde para o seu negócio. Isso, atrelado ao uso adequado da recorrência para ampliação das suas vendas, forma um prato cheio para sua empresa decolar.

II – Como evitar o chargeback?

Pois é… Por mais indesejado que seja, o chargeback é quase que inevitável em algum momento do seu gerenciamento de negócio. E viemos para mostrar que ele pode ser inevitável, mas não precisa ser impossível de se resolver.

 

É um processo burocrático e que faz surgir dois caminhos a se seguir: dispender tempo, mão de obra e recursos da sua estrutura ou contar com um parceiro que realiza essa tarefa para você.

 

Se sua escolha for a segunda opção, confira a seguir todas as etapas que você se livra ao contar com a equipe da Pagolivre especializada no processo de contestações de compra, pronta para te ajudar com o chargeback.

III – Livre-se da burocracia

  1. O emissor do cartão avalia a contestação recebida e verifica se é válida, dando início ao processo de chargeback;
  2. O pedido é recebido e reportado à Pagolivre;
  3. A Pagolivre notifica as unidades contestadas solicitando o contrato de serviço prestado para começar o processo de disputa por chargeback;
  4. Os contratos são enviados e é feita uma análise para definição do caso entre desacordo comercial ou fraude no cartão utilizado;
  5. Montamos um documento que apresenta todas as informações relacionadas à venda e comprova a conformidade com a cobrança;
  6. O documento é enviado ao banco responsável para definição da situação e conclusão do processo de chargeback;
  7. Estando tudo certo com o processo da venda, a probabilidade de sucesso da defesa na contestação aumenta, sem deixar de lado sua comodidade e segurança.

IV – Chargeback, recorrência e taxa 0,99%

Esse processo pode acontecer com estabelecimentos dos mais diversos segmentos, mas é muito comum entre aqueles que vendem produtos e serviços por assinatura, como é o caso de academias, clínicas estéticas e muitos outros.

E que tal combatê-lo e ainda começar a realizar suas vendas recorrentes com taxa de 0,99% somada a outras comodidades trazidas pela Pagolivre? Clique aqui e saiba mais.


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perfeito para quem busca vender mais com segurança, praticidade e processos automatizados. Estamos aqui para ajudar você e seu negócio a crescerem, então veja mais sobre o que temos a te oferecer:

  • Pagamento recorrente e cobrança multifuncional – crédito recorrente, convencional ou boleto recorrente;
  • Marketing digital – confecção de landing pages, criação de campanhas, Indique Digital e Indique QR Code (programas de indicação que ocorrem no ato de venda ou por meio de QR Code);
  • Antecipação de recebíveis nas modalidades de crédito recorrente e convencional;
  • Controle de inadimplência – régua de impactos que auxilia o processo de cobranças por meio de e-mail, SMS, contato telefônico e repetidas tentativas de débito;
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  • Chargeback com equipe especializada no processo de defesa de contestações de compra;
  • Gateway de pagamentos – interface que viabiliza a transmissão de dados entre clientes, comerciantes e bancos durante pagamentos de loja virtual;
  • Maquininha física para uso no ponto de venda;
  • Links de pagamento via WhatsApp, SMS, QR Code e PDF;
  • Central de Suporte e Atendimento via telefone ou WhatsApp – 7 dias/semana;
  • Integração de informações centralizada no Portal Pagolivre – vendas, transações, parcelas, inadimplência, lançamentos, relatórios e muito mais.

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