Tag de site global (gtag.js)

EUA propõe lei contra algoritmos preconceituosos

007-inteligencia

Tempo estimado de leitura: 7 min

A proposta foi feita dia 10 de Abril por senadores em Washington e pretende regulamentar grandes companhias do setor.


Tal lei exige que as grandes empresas de tecnologia identifiquem e eliminem qualquer algoritmo e processo de inteligência artificial que causem quaisquer tipos de discriminação. Dessa maneira, a proposta intitulada como “Algorithmic Accountability act” daria força para a comissão Federal de Comércio (FTC) e forçaria as empresas a se atentarem aos preconceitos raciais e de gênero criados pela sua tecnologia.


As regras seriam aplicadas a empresas que:

  1. Compram e vendem informações de consumidores;
  2. Empresas com faturamento anual acima de US$ 50 milhões;
  3. Empresas que detém dados de mais de 1 milhão de usuários;

Já é constatado que “algoritmos estão cada vez mais envolvidos nas decisões importantes e na informação de dados que geram como consequência empresas decidirem se alguém pode ou não comprar uma casa, conseguir um emprego ou até mesmo ir pra cadeia”, segundo o senador Ron Wyden.


Se pensarmos em como as automatizações tecnológicas poderiam nos beneficiar, falaríamos sobre melhorias, igualdades e oportunidades em vez de discriminações e exclusões específicas.


Entretanto, Ron Wyden afirma que esses algoritmos muitas vezes “confiam em suposições tendenciosas ou dados que podem reforçar a discriminação contra mulheres e pessoas de cor”.


Mais políticos como Cory Booker e Yvette Clarke se juntaram para apresentar o projeto de lei, que promete ser uma batalha difícil no Senado. Por enquanto, a Associação da Internet (que contém Google, Facebook e Amazon) ainda não se pronunciou.


Fontes: PORTAL G1. Senadores dos EUA propõe lei contra algoritmos preconceituosos nas empresas de tecnologia. Acesso em 12 de Abril de 2019.

Compartilhe esse conteúdo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Escolha uma palavra chave para filtrar