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Pagolivre março 15, 2022 0 Comments

É fato que o empreendedor sempre precisa vender mais e escalar o seu negócio, porém os bons resultados dependem de vários fatores, como por exemplo; analisar as necessidades dos consumidores e entender a sua jornada de compra.

Quando um consumidor busca por um serviço ou produto, o que o motiva? Identificar a motivação de compra significa que o seu negócio está preparado para satisfazer imediatamente às expectativas do cliente. Além disso, a conclusão da compra deve ser simples e rápida, afinal os consumidores são exigentes e na primeira dificuldade mudam o foco. E, claro, você não quer perder uma venda, certo?

A decisão de compra é influenciada por diversos fatores, bem como na sua desistência também. Os novos meios de pagamento no mercado, tornaram os consumidores cada vez mais exigentes, que desejam encontrar seu método preferido de pagamento na hora de realizar uma compra. As possibilidades são infinitas para pagamentos via internet, porém caso o consumidor não encontre a sua preferida, certamente deixará de comprar na loja A e procurar o concorrente B.

De acordo com o levantamento da consultoria de e-commerce e marketing digital Enext, no Brasil a taxa média de abandono de carrinho de compra é de 61%, quando o cliente abandona o negócio antes de avançar para sua conclusão. Em 2020, a porcentagem de desistência chegou a 71%.

Agora, quais serão os métodos mais utilizados pelos brasileiros? Segundo pesquisa divulgada e realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, os meios de pagamentos digitais ganharam força durante a pandemia da Covid-19. As modalidades de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros são: dinheiro (71%), PIX (70%), cartão de débito (66%) e cartão de crédito (57%).

Confira mais dados da pesquisa Meios de Pagamento, que podem ajudar você a escolher os melhores métodos para o seu negócio de acordo com a pesquisa:

  • Lojas físicas: nas compras em lojas físicas, os cartões de débito (32%) e crédito (30%) e o dinheiro (25%) são os meios mais utilizados. Estas lojas recebem a maior parte do pagamento à vista (66%).
  • Lojas virtuais: o cartão de crédito é o preferido nos pagamentos de compra online (52%), sendo que 53% das vendas são à prazo.
  • Contas de consumo: o dinheiro é o meio mais utilizado para pagamentos de contas de consumo (32%).
  • Pandemia: 67% dos entrevistados relataram mudanças nas formas de pagamento em decorrência da pandemia, sendo que 45% passaram a fazer mais pagamentos de forma online (incluindo transferências e PIX), 23% passaram a utilizar mais o cartão de crédito, 21% passaram a utilizar o cartão de débito e 5% passaram a utilizar mais dinheiro. Para 33%, não houve mudança – neste caso, podendo haver consumidores que já adotavam práticas que foram recomendadas durante a pandemia.
  • Carteiras digitais e aproximação: considerando os consumidores que costumam utilizar cartões e carteiras digitais – cartão de crédito, cartão de débito, Paypal, Pag Seguro, Moip, Pic Pay, Mercado Pago, Samsung Pay, Apple Pay etc. –, mais da metade (59%) já fez pagamentos por aproximação. A rapidez e a praticidade foi o principal motivo, citado por 53% dos que usaram a tecnologia. A comodidade de não precisar digitar a senha também pesou, mencionada por 39%. O cartão físico foi o principal meio de pagamento por aproximação, citado por 91% dos consumidores que já usaram a tecnologia. Smartphone e smartwatch foram citados por, respectivamente, 18% e 4%.

  • QR Code: 18% dos internautas mencionaram o costume de usar o QR Code para pagamentos. Entre estes consumidores, a rapidez e a praticidade foram os motivos mais apontados para o uso, citadas por 63%; e 31% indicaram a alta aceitação nos estabelecimentos. Entre os que não costumam pagar através de QR Code, 25% acreditam que a maioria dos estabelecimentos ainda não aceita este tipo de pagamento e 20% têm dificuldades de saber como funciona.

Para saber mais sobre recorrência ou tirar qualquer dúvida sobre os produtos Pagolivre, fale conosco e solicite o contato direto de um dos nossos especialistas.

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